Livro Inteligência
Sobre o Autor
Conteúdo
Comentários/Leitores
Trechos do Livro
Frases citadas
Bibliografia
Discussões
Compre aqui!
Cotidiano
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Sua liberdade
Rebele-se!
Filosofadas
Seja punk
Mundo de Ilusões
Mundo de Ilusões
Conspirações
Dreamland
Vídeos
Referência
Diário da estrada
Viajadas do autor
Gente que faz
Everton Spolaor
Sou um simples mortal que cultiva o constante aprimoramento do intelecto e que se esforça para tornar este mundo um pouco melhor. Seja bem vindo ao meu website.
Fontes de Inspiração:
Emerson, Einstein, Krishnamurti, Charles Darwin, Thoreau

Enquanto você está aí, tranquilo na sua casa, centenas de objetos artificiais estão passando sobre sua cabeça. Se você olhar para o céu, por volta das 21 horas, poderá facilmente ver vários pontos luminosos se movendo entre as estrelas. Alguns destes pontos são satélites de comunicação. Outros são satélites militares. Outros são lixo espacial. E outros são verdadeiros enigmas. Vez ou outra, objetos estranhos cruzam o céu.

Com o intuito de descobrir alguma coisa sobre estes misteriosos objetos que vagam no espaço, estou planejando construir um telescópio capaz de filmá-los através de um zoom potente.

Conheça também um pouco sobre minhas pesquisas sobre UFOs
Siga-me no Twitter:



Meu perfil no Orkut

Meu perfil no Linkedin

Visite-me no Facebook


:: Desafios!

Nosso primeiro desafio é obter um telescópio com o qual consigamos ver de perto qualquer satélite artificial. Todas as noites, centenas de satélites cruzam o céu. Olhando a olho nu, nós enxergamos cada satélite aenas como um pequeno ponto luminoso passando entre as estrelas. O que nós queremos ter é um telescópio que nos dê uma visão clara.

:: Dificuldade

Teremos inicialmente duas dificuldades. A primeira será escolher o telescópio. No mercado existe uma quantidade enorme de marcas, tipos, tamanhos, estruturas etc. Teremos que estudar qual atende melhor nossa necessidade, tendo em mente que não temos muita verba disponível. A segunda dificuldade é mais tenebrosa: Os satélites estão se movimentando no espaço. Como nosso telescópio poderá acompanhar a trajetória do satélite?

:: Participe do desenvolvimento deste sistema!

Bem, como você está vendo, nós estamos partindo do ZERO e queremos construir um sistema capaz de identificar os misteriosos objetos que cruzam nosso céu. Participe dando suas idéias e sugestões. Utilize o formulário no final da página para enviar suas idéias. Todas as idéias enviadas serão postadas aqui, para discuti-las.

Agradecimentos especiais:

Omni Representação Comercial
Omni Representação Comercial
Project Hessdalen
Project Hessdalen
FGAN - Alemanha
FGAN - FHR
8 de agosto de 2008

Situação atual: Nenhum equipamento adquirido. Consultando material técnico.

From: Everton Spolaor [evertonlspolaor@yahoo.com.br]
Date: Thu, August 8, 2008 01:04 am

18:13 - Eba! Chegou uma resposta do ATM. Vejam...

    Oi Everton, tudo bom?
    Legal a ideia de observar objetos artificiais, com um tele adequado dá até pra fazer boas fotos (ISS e Onibus espacial)...Obviamente que o fator mais importante aqui é a montagem, o principal é uma montagem automática para seguir automaticamente o objeto no ceu... O telescópio é secundário...Não costumo indicar as porcarias da Meade ou de Celestron, mas no seu caso é a unica saída "comprável"... O ideal seria uma equatorial bacana como uma Losmandy ou Sphinx, mas acho que elas não possuem o recurso de eletronica para comandar os motores para acompanhar esses objetos desejados por vc... Quem tem esses recursos são absurdamente caros (70 mil dolares pra cima)...Bem, como eu disse, o telescópio nem é importante para estes casos... logo indico qualquer telescópio com montagem goto destas duas marcas comuns aí de cima (Celestron ou Meade)... Mas lembre-se que os telescópios deles são uma droga quando comparados a um bom equipamento, a montagem é barata e poderá servir por um tempo para vc. Estas montagens são ruins nos quesitos qualidade mecanica e precisão (ainda que suficiente para o que vc quer)... Mais um aviso, estas montagens quando estragam ficam sem pai aqui no Brasil, tem que importar tudo dos EUA.... Outra alternativa pra dar à vc ...não tenho.... lamento por isso.
    Boa sorte Abraços

16: 52 - Email enviado para um destacado ATM (Amateur Telescope Maker) brasileiro (Se ele autorizar, posto aqui a resposta.

    Olá!
    Ouvi falar que você é o cara para quem quer obter um telescópio de boa qualidade.Pois então... estou acessando as lojas, como a Astroshop, em busca de um bom telescópio por até R$ 1500,00. Meu objetivo é meio esquisito: Quero observar a estação espacial e também outros objetos artificiais na órbita terrestre, como os ônibus espaciais, lixos que estão vagando etc. Você tem alguma idéia de telescópio para este fim?Vou precisar de algum dispositivo que mantenha o telescópio focalizado na mesma trajetória do objeto que eu escolher (a ISS, por exemplo).
    Se puder ajudar, agradeço.
    Everton

15:00 - Acabo de postar no Cosmoforum a minha dúvida sobre a obtenção de imagens de satélites. Eis o que eu escrevi no www.cosmobrain.com.br/cosmoforum:

    Olá, pessoal!
    Todas as noites dá pra ver dezenas de satélites passando no céu, a olho nu. A gente só enxerga um ponto luminoso atravessando o espaço, e não dá pra saber se aquele ponto luminoso é a estação espacial, ou se é um satélite de comunicações, se é um satélite militar, ou se é outra coisa. Uma vez vi um destes pontos mudar de direção. Coisa estranha... satélite não costuma mudar de direção. Será que se eu quisesse olhar para um destes satélites com um telescópio potente, conseguiria enxergar sua estrutura? Seria possível identificar, por exemplo, um ônibus espacial em órbita? Qual telescópio poderia obter esse tipo de imagem? Sei que existem câmeras super potentes por aí. E como fazer para que o telescópio acompanhe a órbita do satélite nos poucos minutos em que ele está passando no céu? Vejam bem... não adianta eu ter um super telescópio se eu não conseguir apontá-lo para o satélite que está se movendo no céu. O telescópio deverá se mover na mesma trajetória, e isso nao é fácil. Talvez seja fácil acompanhar algo como a ISS, cuja órbita é bem conhecida, mas o que eu quero é poder olhar para qualquer um destes pontos luminosos que aparecerem no céu.
    Na internet já achei algumas filmagens da ISS e de objetos estranhos no céu. Por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=ZNlNsAyQOFg É este tipo de qualidade ótica que eu quero. Mas não sei que tipo de equipamento foi utilizado.
    Gostaria de comprar um telescópio que permita registrar imagens as mais claras possíveis dos satélites artificiais que orbitam a Terra. Alguém poderia me dar umas dicas? Em outras palavras, tenho dois desafios: um é saber qual o melhor telescópio para visualizar um satélite. O outro desafio é arranjar um jeito de o telescópio acompanhar o movimento do satélite. Se conseguir resolver o primeiro problema, já é uma grande coisa. Para resolver o segundo, vou estudar um pouco de automação. Mas agradeço desde já qualquer ajuda. Vi que o LX200GPS faz isso, mas custa quase 20 mil reais!
    Valeu!
    Everton

Vamos ver se o pessoal da ATM consegue dar uma ajuda. Agora é só aguardar.

Respostas do grupo [QCUIAG] Satellite tracking:

Recebi duas respostas deste grupo. Eis elas abaixo:

    De: "wrhamblen@yahoo.com"

    Meade Instruments Corporation sells telescopes with satellite tracking capability. See . I do not know who imports Meade products in Brasil.

    The Skywatcher EQ-6 telescope mount is supposed to be able to track satellites using the EQMODLX software. See the Yahoo group EQ6 . Although I have an EQ6 mount, I have not tried to track satellites with it. I do not know who imports Skywatcher products in Brasil.

    Bud

    De: "Christian Maciel"

    Hi Everton
    Have you taken a look at ATM-br ?
    Christian Maciel


7 de agosto de 2008

Situação atual: Nenhum equipamento adquirido. Consultando material técnico.

From: Everton Spolaor [evertonlspolaor@yahoo.com.br]
Date: Thu, August 7, 2008 9:41 pm

Muito bem, minha gente. Vamos começar a fazer alguma coisa. Estive dando uma olhada nos sites que vendem telescópios no Brasil. São poucos. Acessando o astroshop.com.br, o binoculos.net, o telescopios.sites.uol.com.br e o telescopios.com.br. Enviei o email relacionado abaixo para cada uma destas revendas. Vamos ver no que dá.

Email enviado para representantes de telescópios no Brasil:

    Todas as noites dá pra ver dezenas de satélites passando no céu, a olho nu. A gente só enxerga um ponto luminoso atravessando o espaço. Se eu quisesse olhar para um destes satélites com um telescópio potente, conseguiria enxergar sua estrutura? Seria possível identificar, por exemplo, um ônibus espacial em órbita? Qual telescópio poderia obter esse tipo de imagem? E como fazer para que o telescópio acompanhe a órbita do satélite nos poucos minutos em que ele está passando no céu?

    > > Na internet já achei algumas filmagens da ISS e de objetos estranhos no céu. Por exemplo: http:// www.youtube.com/watch?v=ZNlNsAyQOFg

    > > Mas não sei que tipo de equipamento foi utilizado. > Gostaria de comprar um telescópio que permita registrar imagens as mais claras possíveis dos satélites artificiais que orbitam a Terra. Você consegue um equipamento assim? Mesmo se custar um pouco mais caro. Obrigado!

    Everton

Dispositivo para acompanhar trajetória:

    Na página http://www.astrospider.com/finder_cam.htm encontrei um texto breve, sobre um mecanismo utilizado para manter o telescópio apontado para um determinado alvo. Estou reproduzindo o texto abaixo:

    In order to be able to carry out satellite tracking single handed it is very useful to be able to perform rough adjustment of the tracking in order to acquire the object into the main field of view. My solution to this followed ideas from various newsgroups, the "Finder Cam" consists of a high sensitivity (0.01 Lux) mono CCTV camera fitted with a Canon 18-90mm f2.3 zoom lens. Both the camera and lens were obtained second hand from a computer fair and eBay respectively. Total cost for the set up was about £70.

    Performance is very good and in a dark sky at 90mm zoom the camera can resolve down to about magnitude 5 or 6. Field of view is approx 5deg. The Finder Cam also proves excellent for recording video of flashing satellites, iridium flares, NOSS triads etc. Unfortunately processing of these videos tends to be quite tricky as there is a lot of background noise which makes compression to sizes small enough for internet download difficult.

    The main problem still to be resolved is rigid mounting of the assembly to the optical tube. At present the single point of attachment on a piggy-back adapter provide too much flexure as the telescope slews across the sky. This causes the relationship of the main FOV to the Findercam FOV to change slightly which makes it difficult to centre an object.

Mantendo o foco

    Para manter o foco, também é necessário fazer algumas adaptações. Veja o texto abaixo.

    In common with most LX-200 telescopes mine suffers quite badly from "mirror-flop" i.e. is goes out of focus as the scope slews across the sky. While this is frustrating for most astronomy work it is a complete disaster for satellite tracking! There is no time during a typical satellite pass to be re-focusing the mirror all the time. Having tried the usual improvements from the MAPUG webpages (mirror lock bolt, improved focuser assembly bearings) I decided to spend the money and fit a JMI motorised focuser. This has been an excellent investment and makes the whole job so much easier, it's now possible to tweak the focus during a pass and obtain in-focus frames of the whole event.

    One problem remains in that the JMI unit adds a couple of inches to the back of the scope and most camera attachments will then no longer pass through the fork arms. This means that high elevation passes (>80 deg or so) are no longer possible. Fortunately from my location the ISS never get higher than approx 65 deg.

Grupo QCUIAG - Yahoo Groups.

Associei-me no grupo QCUIAG, onde astrônomos discutem o uso de câmeras na Astronomia.
Neste grupo, perguntei se alguém poderia me ajudar, dando dicas de como rastrear e registrar satélites.

    email enviado ao grupo QCUIAG:

    Hi, everybody!
    I am a brazilian mechanical engineer, I don't know almost nothing about telescopes and optical systems, but I want to buy or build a telescope that allows me to photograph artificial satellites. So, can you help me? The first thing I need to know is what is the best telescope to watch satellites. Second, how can I keep focus in it? Satellites are moving, so I have about only two minutes to make he images. Well... can you help me? What kind of equipment do you believe is the best? Thank you, very much!

    Everton Spolaor

    Respostas do QCUIAG:

      De: wforacer

      Join this yahoo group; satellitetracker
      software is free and found in the files section.
      its a challenge to get the ISS or any satellite on the ccd chip tracking (auto or manual) and focused, and exposed correctly, but is possible.
      I suggest the spc900nc webcam for $50 and 5" to 10" (1800 to 2500mm focal length, barlow if needed) scope in a alt/az mount. I prefer the Meade scopes like the Lx200GPS, it has Autostar-2, the Autostar- 1 495/7 controllers will only leap frog track mode, not continous tracking. As I am finding out on Celestron scopes, I seem to get shorted on features.
      good luck

    A sugestão do wforacer é comprar um equipamento do tipo LX200GPS, com alguns acessórios. Mas neste caso há um problema adicional: Um telescópio LX200GPS (como o mostrado na foto) não sai por menos de R$ 18.000,00. Epa!

Comente este texto:

Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

    Seu nome :
    Seu email :
    Comentário:




Conheça o meu primeiro livro:

INTELIGÊNCIA:
Caminhos para a Plenitude
Desenvolva uma mente mais criativa

Um livro destinado às pessoas que desejam ampliar aquilo que a Natureza, em sua intangível sabedoria, nos concedeu de mais valioso: o poder de pensar.

Se tivesse que escolher um único elemento que viesse a ser distribuído entre todos os homens, eu não escolheria dinheiro, nem amores e nem mesmo saúde. Desejaria que o homem tivesse uma maior inteligência. É certo que o mundo seria muito mais justo e que a vida se desenrolaria com uma qualidade superior se nos relacionássemos com pessoas mais cultas, mais sábias.


Gostou deste site?

Copyright 2007 by Everton Spolaor
www.sombrasdarealidade.com.br


Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br