Publicações
Inteligência
Reflexões
Contato
Loja Virtual
Livro Inteligência
Sobre o Autor
Conteúdo
Comentários/Leitores
Trechos do Livro
Frases citadas
Bibliografia
Discussões
Compre aqui!
Inteligência
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Pensar profundo
Tergiversações
Filosofadas
Seja punk
Q.I. 180 pontos
Amplie seu Q.I.
Efeitos paralelos
Sábias conversas
Inglês autodidata
O fluxo do tempo
Caminhos do Sucesso
Solidão
Arrogância
É a vida curta?
Referência
Diário da estrada
Textos de Everton
Ufologia
Sobre o autor

Everton Spolaor
Sou um simples mortal que cultiva o constante aprimoramento do intelecto e que se esforça para tornar este mundo um pouco melhor. Seja bem vindo ao meu website.
Fontes de Inspiração:
Emerson, Einstein, Krishnamurti, Charles Darwin, Thoreau

Eleve seu poder de pensar.

Muitas pessoas gostariam de ampliar sua inteligência.
Eu sou uma delas, e criei esta página para demonstrar que qualquer pessoa pode se tornar muito mais inteligente.
Por sinais inequívocos, convenci-me de que a vida seria mais vida e que o mundo seria muito melhor se nos relacionássemos com pessoas mais sábias. Mas será que existe algum tipo de exercício mental capaz de ampliar a inteligência de um homem? Se eu me esforçar, conseguirei ampliar o meu poder de pensar? Conseguirei tornar-me mais criativo e capaz de elaborar ideias mais profundas?

Nesta página você poderá acompanhar as diversas experimentações e reflexões que estou empreitando com o intuito de ampliar o poder de pensar. Espero que estes comentários sejam úteis para que outras pessoas possam elaborar métodos mais eficientes e obter melhores resultados.

Vantagens de quem tem uma mente elevada:

Por depender menos dos outros, torna-se mais livre;
Abre caminho para novas formas de fazer dinheiro;
Tem maior paz de espírito;
É autoconfiante e firme no que faz e diz;
Não se abala pela opinião alheia;
Pela simpatia, atrai as pessoas boas;
Cria seu próprio caminho; não precisa imitar ninguém;
Pelas ações, torna-se digno de admiração e elogios.

Você também pode!

Desperte o sábio que há em você!
Não importa se tens pouco estudo, se tens poucos recursos ou se o passado não lhe foi generoso. O que passou, passou. O futuro depende daquilo que fazes a partir do agora. Não acredite, nem mesmo por um instante, que a inteligência é uma coisa que já nasce com algumas pessoas. Ela é, em verdade, comparável ao desenvolvimento dos músculos. Mesmo o mais fraco e esquelético corpo pode, com o devido esforço, se transformar em um atleta.


Visite o perfil de Sombras da Realidade no Facebook!



Compre aqui
o livro Inteligência: caminhos para a plenitude, de Everton Spolaor

Um pensamento...
Você já teve alguma vez a sensação de que este mundo está todo errado?


E já tivestes alguma vez a sensação de que nascestes na época errada?
Ah, com certeza já teve. Mas vos digo que a época certa é justamente esta. Em qualquer época que vivestes, terás esta sensação, este clamor interior, esta inquietação. Pois é justamente tal impulso que irá te fazer relevante neste planeta. Podes acomodar-te num canto, feito um repolho roxo, e morrer, ou acatar teu impulso natural e viver de verdade.
[Everton Spolaor]

A origem da minha busca

Em uma certa noite do ano de 2005 eu estava elaborando algumas metas pessoais de longo prazo e achei que seria um desafio bastante interessante tentar chegar aos 50 anos de idade com um Q.I. de 180 pontos. Naquela ocasião, meu limitado conhecimento levou-me a crer que o tal do Q.I. constitui uma mensuração fidedigna da quantidade de inteligência que um indivíduo possa ter.



Mas eu estava enganado.
Depois de vários anos investigando os mecanismos que conduzem o homem a um estado mais elevado de inteligência, cheguei à convicção de que o quociente intelectual, equivocadamente conhecido também como quociente de inteligência, ou simplesmente Q.I., é um tipo de mensuração que está muito longe de medir a verdadeira inteligência.


É possível ampliar - e muito - a inteligência de um homem. Mas esqueça esse negócio de Q.I. Ele serve tão somente para que algumas pessoas se iludam e se exibam, acreditando que possuem extrema inteligência somente porque obtiveram uma boa pontuação em um teste pífio de sequências lógicas.

Existem caminhos mais amplos, muito mais eficientes e muito mais nobres que levam o homem a uma condição verdadeiramente mais elevada de inteligência.

Versarei sobre esta questão mais abaixo nesta página.

Assim, ao invés de buscar um QI de 180 pontos, o que busco agora é um desenvolvimento contínuo da inteligência. Mas como pode um homem elevar sua inteligência? Existem mecanismos, técnicas e exercícios que possibilitam aumentar a capacidade de pensar? Sim, certamente existem.

Nesta página colocarei continuamente o resultado das diversas experimentações que empreenderei no meu dia-a-dia com o objetivo de ampliar meu poder de pensar.

O plano:

Eis aqui o meu plano de elevação da inteligência.

Evidentemente, mudanças neste plano poderão ser implementadas conforme eu for evoluindo.

A princípio, a idéia é desenvolver aquilo que eu chamo de verdadeira inteligência. Existem autores e estudiosos que defendem a existência de inteligências múltiplas, como a inteligência lógico-matemática, a inteligência emocional e a inteligência musical. Mas para mim a verdadeira inteligência é única, e abrange todas estas habilidades:

"Inteligência é a capacidade de manipular o ambiente através do livre pensamento."

A verdadeira inteligência precisa ver a vida como um todo, não apenas uma faceta dela.

Assim, meu plano consiste em desenvolver habilidades intelectuais tanto de áreas específicas do conhecimento humano como de elementos que diferenciam um ser pensante de um ser autômato. Tais habilidades deverão vir de duas fontes:
- a experimentação de atividades complexas de determinados campos da Ciência;
- o pensamento profundo, executado em completa solidão e silêncio.

Detalhes do plano:.

  • Manter uma constante aquisição de informações, através da leitura das obras dos grandes pensadores e publicações relevantes;
  • Periodicamente avaliar o conhecimento adquirido através de meditação caracterizada pelo livre pensamento, pela atitude filosófica;
  • Experimentar ações artísticas (pintura, música, escultura, fotografia etc.);
  • Escrever e publicar um livro com o caminho identificado para a elevação da inteligência, para incentivar outras pessoas a empreenderem sua jornada neste sentido;
  • Estudar de forma percuciente as teorias da Cosmologia, como a teoria das cordas, a relatividade, a teoria M e a física quântica;
  • Aprender um novo idioma;
  • Aprender uma nova linguagem de programação de computadores;
  • Elevar a atitude filosófica;
  • Desenvolver o espírito de liderança;
  • Desenrolar discussões acaloradas sobre temas do tipo tabu;
  • Ampliar a habilidade de comercializar produtos;
  • Tocar um projeto de pesquisa de campo;
  • Abraçar uma meta desafiadora;
  • Conhecer pequenos segredos da eletrônica e informática;
  • Aprender os conceitos básicos de observação astronômica;
  • Auxiliar outras pessoas através de palavras motivadoras;
  • Debater questões pertinentes com personalidades da Ciência;


  • Pensamentos e tergiversações

    Além dos prazeres sensoriais.
    Um homem cuja vida se resume a uma incessante busca por diversão, sexo, dinheiro, prazeres sensoriais e exibição de falsa superioridade nada mais é que um escravo, um mendicante da natureza.
    Leia o texto completo aqui


    És uma pessoa ou um indivíduo?
    Pessoas são aquelas criaturas que abrem mão de sua singularidade para descansarem no comportamento de grupo.
    Leia o texto completo aqui


    Você também tem o DOM.
    No coração de todo homem existe uma espécie de força que o conduz ao caminho do sucesso e das realizações extraordinárias. Apesar de a mídia em geral difundir a idéia equivocada de que existem pessoas especiais que já nascem com uma espécie de “dom” (como Beethoven, Einstein, Charles Darwin, Shakespeare e tantos outros), a verdade é que qualquer pessoa tem o poder de criar obras e idéias fantásticas.
    Leia o texto completo aqui



    Conheça meus livros:
    .

    Inteligência:
    caminhos para a plenitude

    Este é o meu primeiro livro. Observando o comportamento, as atitudes e a evolução do intelecto das pessoas com quem convivi e analisando a forma como os grandes pensadores desenvolvem suas ideias, acabei por perceber que dentre todos os homens inteligentes existem cinco elementos relacionados ao modo de raciocinar que não se fazem presentes, ou que se mostram muito fracos em pessoas menos cultivadas, de inteligência comum. Escrevi este livro para demonstrar os elementos básicos para o desenvolvimento de uma mente verdadeiramente pensante.
    Ele é indicado para quem está dando os primeiros passos pelo mundo dos pensamentos livres.

    Aproveite o preço promocional de
    R$ 22,00



    A arte de pensar
    por si mesmo

    É possível atrair riqueza, sucesso e paz interior pelo pensamento? Nesta obra estou abordando muito mais a fundo o inexorável mundo dos pensamentos vivos.
    Lançamento previsto para o início de 2013.

    Informe abaixo seu email para ser avisado do lançamento.



    Você também tem o Dom. utilize-o

    No coração de todo homem existe uma espécie de força que o conduz ao caminho do sucesso e das realizações extraordinárias.

    Apesar de a mídia em geral difundir a idéia equivocada de que existem pessoas especiais que já nascem com uma espécie de “dom” (como Beethoven, Einstein, Charles Darwin, Shakespeare e tantos outros), a verdade é que qualquer pessoa tem o poder de criar obras e idéias fantásticas. Mesmo uma pessoa com pouca escolaridade e cultura pobre, se tiver força de espírito, vontade e perseverança, poderá alcançar a excelência em qualquer atividade que desejar.Não existe no mundo nenhum homem que tenha alcançado uma façanha tal que você não seja também capaz de realizar.

    A história está repleta de exemplos de pessoas ditas comuns – uma dona de casa, um atendente de lanchonete, um estudante, um mendigo - que um dia tiveram um sonho, acreditaram neste sonho e com determinação conseguiram criar algo notável, como compor uma sinfonia, construir um hospital, escrever um livro, abrir um restaurante, transformar-se em um empresário de sucesso e assim por diante.

    Personalidades como Steve Jobs, Charles Darwin e Ayrton Senna não tinham um cérebro mais evoluído que o de qualquer pessoa que seja capaz de ler e de entender este texto. O que estas personalidades tinham de incomum era o fato de pensarem de uma forma mais livre, utilizando os gaps de intelecto, como:

    Atitude filosófica: Consiste em jamais aceitar uma verdade sem questioná-la. É atitude elementar para a mente criativa. Quem segue somente aquilo que todos acreditam chegará apenas onde todos já estiveram.

    Espírito empreendedor: É um elemento natural da essência humana. Todo homem é aventureiro por natureza, mas este espírito costuma ser ignorado ou sufocado pelos deveres do cotidiano.

    Libertação de preconceitos: É prova de extrema sabedoria e porta para a evolução da mente.

    Liderança: Qualquer pessoa pode ter atitude de liderança. Um frentista, um estudante, um vendedor de picolé, todos deveriam exercitar a arte da liderança.

    Ressonância de idéias: Consiste em sincronizar suas idéias com as idéias alheias de forma tal que ambas se ampliem. Adquire-se em saudáveis conversações quando a mente não está dispersa.

    Em seu livro “Inteligência: caminhos para a plenitude”, o escritor Everton Spolaor demonstra como desenvolver os gaps de intelecto, elementos essenciais para a realização dos grandes e pequenos sonhos.

    Acredite em seus sonhos!

    Incorpore os gaps de intelecto ao seu dia-a-dia para alavancá-los e comprove por si mesmo que aquilo que chamam de “dom”, esta força latente e libertadora, existe também em você.

    Grande abraço!

    Everton Spolaor - outubro de 2011

    E lembre-se:
    Sonhar é preciso, porque são os sonhos que constituem a essência da felicidade. E a vida não teria sentido se não fosse pelo sonho de ser feliz.


    "Se tivéssemos a posse de tudo, só teríamos decepção e descontentamento. Até para a inteligência sempre deve ficar algo por aprender, algo que aguce a curiosidade. Vive-se de esperança: os excessos de felicidade são mortais. A habilidade consiste em premiar sem saciar. Se não há nada para desejar, tudo será temido: felicidade infeliz. Onde termina o desejo começa o temor. "

    Baltasar Gracián


    Abril de 2006 :: From Qi = 130 to 180 step 10.

    Alguns psicólogos afirmam que não é possível para um adulto aumentar sua capacidade cognitiva. Balela! Tais psicólogos fazem este tipo de afirmação porque vivem em um mundo limitado pelas imposições do conhecimento catedrático, acreditando na idéia ultrapassada de que o cérebro adulto é incapaz de criar novas sinapses, novas conexões. Experimentos científicos já demonstraram que o cérebro pode sim tornar-se mais ativo. Basta o dono do porongo se empenhar em atividades que estimulem tal desenvolvimento.

    Há vários anos eu encasquetei com esse negócio de incrementar o potencial cognitivo. Aventurei-me buscando submeter a mente a diversas atividades que, acredito eu, forçam o cérebro a criar novas estruturas de raciocínio, em uma configuração mais complexa e mais eficiente, como um belo chip de computador com aquelas conexões muito bem distribuídas. E se você tem conexões eletrônicas mais complexas na cachola, certamente será capaz de encontrar saídas mais criativas para os problemas da vida.

    Quando comentei que estava me aventurando por esse mundo das idéias, houve quem afirmou que talvez eu apenas estivesse perdendo meu tempo com tais atividades. Oras, mas quanta gente perde tempo assistindo novelas na televisão? Não consigo imaginar nada mais inútil que assistir novela da televisão.

    Pois bem. Tenho 39 anos de idade. Vejamos se ao longo dos próximos anos meu raciocínio sofre alguma melhoria perceptível.

    Inata ou adquirida?

    Os psicólogos têm uma estranha mania de classificar como "adquirida" toda característica humana que é aprendida ao longo da vida, e como "inata" toda atividade que eles não sabem como surge. A criatividade, por exemplo, é inata ou adquirida? Uma pessoa é criativa por natureza, ou ela se torna criativa ao longo da vida, por causa de seu aprendizado e vivência?

    O fato é que a inteligência é em parte inata, mas uma parte muito maior de nossa inteligência constitui uma capacidade adquirida. Qualquer pessoa neste mundo, desde que possua boa saúde e boa vontade, é capaz de desenvolver seu potencial cognitivo e vir a ser um verdadeiro gênio.

    Então, estou ignorando a opinião de psicólogos velhacos e investindo parte de meu tempo em atividades que exigem concentração, raciocínio lógico, atitude filosófica, paciência e análise de sistemas complexos.

    Atualmente, meu Qi está em algum ponto entre 140 e 160. Não sei dizer ao certo, porque estes testes de Qi não são muito confiáveis acima de 132.

    Fiz alguns testes de QI, e os resultados foram os seguintes:

    Exame de Qi feito em uma empresa de Blumenau: 160 pontos (achei estranho este resultado).
    Teste de Raven, na internet: 140 pontos (é a pontuação máxima neste teste).
    Teste de Qi do orrrrkut: 124 pontos (acho que o máximo é 130, e errei 2 das 30 questões).


    Algumas atividades que tenho desenvolvido recentemente:

    Fotografia
    Este é apenas um hobby. Ainda não dominei todas as técnicas.
    Astronomia
    Outro hobby, praticado com um refletor 150mm
    Elevação do pensamento
    Minha busca por um estado mais elevado de inteligência
    Loja virtual
    Aproveite e faça umas comprinhas na minha loja.
    Publicações
    Conheça meu livro "Inteligência: caminhos para a plenitude".
    Filosofadas
    Algumas centenas de textos espalhados pela internet.
    Pseudociências
    Existe vida inteligente em outros mundos?


    Trabalho:


    As bobinas de aço fornecidas pelas Usinas de todo o país são produzidas pelo sistema de Corte Longitudinal (Slitters). Mas ao chegar na indústria de transformação, geralmente estas bobinas são cortadas novamente nas larguras necessárias, gerando perda e desperdício de matéria prima. Recentemente implementei um sistema que otimiza estes cortes e possibilita notável redução de custos.


    Devido à grande variedade de dispositivos de unitização de carga, incluindo-se paletes, contêineres e outros, existem diversos métodos de unitização de carga. Recentemente desenvolvi um método que utiliza equações matemáticas para a determinação de pallets exportados para vários países.

    Outros desafios pertinentes:

    Games!


    Não tenho dúvidas de que os games constituem uma ótima ferramenta para desenvolver o raciocínio. Há alguns anos eu gostava de jogos de estratégia. Atualmente prefiro os de matança desenfreada, como o Black, no Playstation 2 (é um game de guerra - foto acima).


    Fotografia!

    Abril de 2010
    Comprei uma câmera reflex Nikon D5000. Li o manual de cabo a rabo e baixei algumas apostilas para dominar as técnicas mais apropriadas. No começo me quebrei um pouco e fiz um monte de fotografias horríveis. Mas aos poucos vou melhorando. Veja abaixo duas fotos recentes que fiz em uma plantação de arroz. Colocarei outras na seção de fotos de meu perfil do Or kut. Clique aqui para acessar.


    Ficou legal o reflexto na água. hehe!

    Acesse aqui minha galeria de fotos:

    Falácias reconectadas

    Maio de 2010

    Sempre achei que falo mal pra caramba. Mal de ruim, não mal de maldade. E o motivo de eu achar tal coisa reside no fato de eu realmente não ter o "dom" do discurso. Muitas vezes digo uma coisa e segundos depois percebo que usei a palavra errada. Por exemplo, ontem mesmo eu disse "se a gente gostar a gente faz". Putz. Que frase idiota! É lamentável que nossa boca não tenha um CTRL-Z. Esta função seria muito útil. Imagina que legal... Alguém comete uma pequena grosseria, e aí você diz algo como "Olha como fala, seu chifrudo filho de uma égua!!!". Dois segundos depois você pensa melhor, se arrepende, e então dá um CTRL-Z refazendo a frase para algo como "desculpe, cavalheiro, mas o que dissestes mesmo?".
    Pois bem, como ainda não inventaram o CTRL-Z das abjeções, comecei a prestar maior atenção nas falácias que lanço ao vento diariamente. Veja, a língua portuguesa é riquíssima, cheia de possibilidades de combinações de palavras e de expressões, através das quais podemos nos aventurar formando criativas orações e especulações. Por que deveria eu contentar-me em perambular pelos lugares comuns da linguagem, se posso aventurar-me pelas trincheiras, vales e florestas nebulosas das belas orações? Assim, ultimamente tenho prestado maior atenção na forma e no conteúdo de minhas colocações. Adotando uma atitude filosófica para com minhas palavras, imagino eu que posso dar a elas um salto de qualidade.
    E para que serve isso? Oras, como assim, para que serve isso? É óbvio que isso serve perfeitamente para porcaria nenhuma! Mas que é bem legal, isso é.


    Junho de 2012

    Cubo mágico: Comprei um destes brinquedos, mas desisti de montá-lo porque o artefato estava travando. Depois de dispender algum tempo tentando entender a lógica por trás deste mecanismo, acabei me irritando com o travamento constante das peças e acabei por quebrá-lo, mais ou menos sem intenção. É isso que dá comprar coisa barata. Vou ter que procurar um espécime melhor, em uma loja de brinquedos de boa qualidade.
    Elo maluco: Esse sim, peguei o jeito. Dá para montar em 40 segundos.
    Montagem de robôs: Estou aprendendo. Nos próximos dias comprarei um controlador programável e dois motores de passo. Mas só se encontrar baratinho.
    Astronomia: Montei um telescópio refletor, já sei me localizar pelas estrelas e alinhar o telescópio pelas coordenadas polares. Grande coisa... qualquer cavalo sabe fazer isso. Agora tenho planos de construir um radiotelescópio. Deve ser bem legal. Outro dia dei umas fuçadas na captação do sinal de satélites meteorológicos. Descobri que é possível obter imagens em tempo real, usando alguns softwares e um receptor VHF. Quer ver como? Clique aqui e tente fazer também.
    Programação de computadores: Conheço muito bem Visual Basic 6, html e vba. Conheço razoavelmente bem javascript, vbscript, flash, asp, sql, pascal, dhtml e dbase3. Estes conhecimentos têm sido bastante úteis no meu trabalho.
    Aplicativos: No meu dia-a-dia, utilizo com bastante frequência o pacote Office da Microsoft, principalmente o Excel, no qual desenvolvo programação com macros. Esporadicamente, utilizo o Solid Works, AutoCAD, Corel Draw, Pagemaker, FTP, SAP, Baan, PDM, Powerpoint e Maxload, dentre outros. Em casa, apenas por diversão, utilizo de vez em quando o 3D Studio Max (para criação de animações tridimensionais), o Fruit Loops (para fazer efeitos de música), alguns softwares de editoração de vídeo, de Astronomia e, é claro, os mais legais: games.
    Línguas: Gosto muito, com ervilha e molho de tomate.
    Línguas, de novo: Inglês avançado, português fluente, espanhol básico, um pouco de italiano e estou atualmente aprendendo chinês. Correção: Parei com o chinês, por falta de tempo.

    Inteligências múltiplas

    Certa vez um amigo me disse que se uma pessoa adquiriu a capacidade de resolver com facilidade problemas de lógica ou de matemática, isso não significa necessariamente que ela ficou mais inteligente, visto que existem outros tipos de inteligência, como a inteligência musical, inteligência emocional etc. Concordo com essa colocação. No meu entender, inteligência é a capacidade de resolver problemas. Quanto maior é a capacidade que uma pessoa tem de resolver problemas, mais inteligente ela é, e não importa o tipo ou natureza do problema. Então, digamos que duas pessoas, João e Maria (dãã...), tenham, cada uma, 20 problemas. Destes 20 problemas, 10 são de lógica e os outros 10 são de relacionamento interpessoal. Passados alguns dias, João conseguiu resolver todos os problemas de lógica, mas não conseguiu resolver nenhum problema de relacionamento. Já Maria conseguiu resolver 7 problemas de lógica e 5 problemas de relacionamento. Neste exemplo, acredito eu que Maria possa ser considerada mais inteligente que João, já que ela resolveu uma quantidade maior de problemas.

    Poderíamos pensar que para avaliar corretamente o nível de inteligência de João e Maria, deveríamos considerar pesos para os problemas. Por exemplo, consideraríamos que os problemas de lógica, por serem teoricamente mais complexos que os problemas de relacionamento, tivessem peso 2, e os problemas de relacionamento teriam peso 1. Assim, no somatório, considerando os pesos, João seria mais inteligente que Maria. No entanto, se consideramos que os problemas de relacionamento são mais fáceis de resolver que os problemas de lógica, era de se esperar que João tivesse resolvido todos eles, o que não aconteceu. Como pode alguém ser capaz de resolver um problema difícil e não ser capaz de resolver um problema fácil?

    Naturalmente, não podemos confundir capacidade com vontade. Com isso eu quero dizer que às vezes uma pessoa sabe exatamente o que deveria dizer se quisesse agradar a outra pessoa, mas por algum motivo obscuro de sua personalidade ele prefere não fazer este agrado. Assim, o fato de ela não ter resolvido um atrito de relacionamento interpessoal não significa que ela não tenha capacidade de resolver. Significa apenas que ela não quis resolver.

    Bem, já que inteligência é a capacidade de resolver problemas, e que - creio eu - essa capacidade pode ser amplificada se submetermos nosso cérebro a desafios complexos, diversificados e inéditos, não estou me submetendo apenas a desafios de lógica. Estou me aventurando por várias vertentes do conhecimento humano. Arte, Filosofia, Literatura, Tecnologia, Medicina... até mesmo as pseudociências e as divagações crédulas que rolam pelo mundo estão na minha lista, como ufologia e feng shui. Vamos fuçar em tudo. Mal é que não vai fazer.

    Estarei atualizando esta página conforme forem surgindo novidades, testes, atividades legais etc. Enquanto isso, envie sua sugestão, diga o que você pensa disso, ou sinta-se livre para trocar experiências.


    Inteligência e amizades
    31/03/2010 
     
    Peço-lhes desculpas pelo texto monstruoso, mas sou assim mesmo, meio chato. Se bem que um sujeito meio chato é também meio legal, né? Ou não...
     
    Já fiz comentário similar em outra ocasião, mas como às vezes sou meio papagaio (currupaco!) vou repetir: Conheço pessoas muito inteligentes que são mais chatas que chinelo de gordo. Outras, extremamente raras, além de inteligentes são simpáticas e agradáveis. Conheço também algumas pessoas que são inteligentes mas agem de forma arrogante, são metidas a besta. E o que dizer daquelas pessoas tolas, de mentalidade claudicante e tosca, que se acham verdadeiros sabichões vindos dos templos magnânimos da sabedoria celestial? Bestas ao quadrado. Por outro lado, conheço pessoas mais burras que um pepino, mas que são ótimas companhias, gente muito boa. O inverso também acontece, e o oposto do contrário de tudo isso invertido, idem. Ou seja, inteligência e chatice são características completamente independentes. Há intelectual chato e burraldo chato. Há intelectual legal e burraldo legal.
     
    Veja, existem certas pessoas com as quais você gosta de conversar, de conviver, de compartilhar experiências, e é absolutamente irrelevante se estas pessoas especiais que te agradam são detentoras de uma brilhante inteligência ou se são simplórias, de cérebro obtuso, cabeças de taturana. Não é preciso ter inteligência sofisticada para ser um bom amigo. Basta olhar para seu cão de estimação, se tens um, é claro. O cão não é provido de um intelecto notável, embora eu já tenha conhecido pessoas cuja imbecilidade supera em muito a de qualquer vira-latas, mas o bichano demonstra um forte laço de amizade e confiança para com seu "dono". Devemos preservar as boas amizades, as amizades verdadeiras. E uma amizade verdadeira independe do grau de cultura ou de intelecto.
    No entanto, todo homem que se preza, e até mesmo aquele que não se preza, deveria acrescentar em suas relações interpessoais o convívio com indivíduos de cultura e intelecto superior. Não é lá muito prudente passar a vida sem trocar idéias diferentes daquelas discussões sobre o tamanho da bundz da vizinha, sobre o novo escapamento do Maverick do vizinho, sobre acontecimentos do ambiente de trabalho, sobre o escanteio que o jogador errou no outro dia ou sobre aquela questão do tipo "será que vai chover?". A vida é algo sério demais para ser apenas um lago de idéias mixurucas, simplistas, mixadas (É mixada ou michada? Bem, de qualquer forma essa idéia é bichada). Hum, essa frase fez-me lembrar de outra, que diz que a vida é algo muito sério pra ser levado tão a sério.
     
    Nos tempos antigos, em que não existia a internet com suas mídias sociais era complicado desenlaçar-se das garras (ou seriam laços?) da ignorância. Aliás, é lá do século XIX que veio a frase "há certas amizades que são como peixarias: com o tempo você acostuma com o mal cheiro". Naquele tempo (epa! parece coisa de igreja) as pessoas viviam em suas cidades ou aldeias e conheciam somente os parentes e vizinhos próximos. Isso porque era complicado se deslocar. Não existiam carros, nem aviões, nem foguetes, nem naves intergaláticas, nem máquinas de transposição molecular. A comunicação era precária. Não existia telefone celular, nem internet, nem email, nem messenger, nem porkut, nem compartilhador positrônico de pensamento, nem transmissor nuclear de status cerebral. O mundo era bem menor. Assim, quem dava o azar de nascer numa comunidade de burraldos estava condenado a ser mais um burraldo da vida.

    Hoje em dia só vive preso a um grupo restrito de pessoas - e consequentemente de idéias - quem quer isso. Ficou muito fácil compartilhar e debater idéias com pensadores de qualquer parte do planeta. Só não debate quem não quer, ou quem acredita que já tem cultura e inteligência suficientes. Einstein já dizia que a inteligência é democrática, pois todo mundo acredita que já a tem o suficiente. Ops, quase fugi do assunto de novo. Pois bem, hoje em dia é não é muito difícil encontrar pessoas inteligentes e cultas. Se no meio em que você vive (no seu bairro, no seu trabalho, na sua sala de aula etc.) não os encontrou, é só buscar em outros locais.
     
    Você tem o mundo todo para explorar. E há também o mundo virtual, com os foruns de discussão, as mídias sociais. Aproveite estes recursos e conheça os mais diversos pensadores deste mundo e, quem sabe, até de outros mundo. kkk... conheço uns sujeitos que só podem ser alienígenas... Mas não vá, em função disso, desprezar aquela amizade simples e sincera de alguém que não está a fim de se aventurar pelo mundo das idéias. 
     
    Um dos efeitos paralelos que surgem em quem se engaja na busca de um nível mais refinado de pensar é que o vivente começa a perder a tolerância para com a encheção de liguiça. Aos poucos você vai deixando de ter saco pra falar sobre o tempo, sobre o bbbosta, sobre futebol e essas coisas que só servem mesmo pra deixar a linguiça estufada. Mas falar asneira nos momentos de descontração também pode ser sinal de sabedoria. Ninguém pode ser considerado sábio apenas porque tem a mente cheia de informações. Verdadeiro sábio é aquele que sabe conciliar com elegância o conhecimento elevado dos elementos da natureza com a beleza das amizades simples e verdadeiras.


    Comentários dos visitantes

    From: "L" [lawliet.ryuuzak@hotmail.com]
    Date: Sat, January 24, 2009 7:12 pm

    Meus parabens!

    Embora eu nao o conheça, acredito eu que você tem uma capacidade enorme de chegar aos seus 50 anos com os 180 pontos.Eu quero muito aumentar o meu QI assim como você, pois eu creio em ser capaz disso! Não apenas eu ou você, mas como todos.

    From: "fabiano" [fabiano_bill51@hotmail.com]
    Date: Thu, February 12, 2009 8:37 pm

    legal...

    From: "Vandré" [vandretrevisan@yahoo.com.br]
    Date: Thu, March 12, 2009 4:04 pm

    Bom texto, boa reflexão.
    Eu só não considero testes de QI confiáveis, nem um pouco. Por vários motivos, mas... por um principalmente: é questão de treino. É como vc jogar um estilo de jogo de computador, por exemplo: estratégia em tempo real. Com o tempo (treino), não importa se o jogo é diferente, vc já é bom neste estilo de jogo, e seu resultado vai ser melhor do que outra pessoa que não está acostumada a este estilo de jogo. Tendo isto em mente, eu não levo a sério testes de QI, uma pessoa bem treinada em testes de QI terá melhores resultados que outra pessoa não treinada.
    Outra questão é que a lógica das questões de testes de QI se repetem. Se vc já viu aquela lógica da questão anteriormente será mais provável que vc a enxergue e responda a questão.
    Em todo caso, as dicas que vc passou são muito boas! Com certeza vai incentivar muita gente (me incluindo).

    From: "jean carlo" [jeanpbim@hotmail.com]
    Date: Wed, July 15, 2009 4:54 pm

    gostaria de saber qual a base que vc tem para afirmar que uma pessoa pode melhorar seu qi desde que tenha boa saúde e boa vontade para criar novas sinapses e se tornar um gênio..........gostaria de saber pelo meu email se possível......essa pergunta naum intriga só a min mas várias pessoas........obrigado...

    From: "João Batista" [joaodosssantos@yahoo.com.br]
    Date: Wed, October 21, 2009 9:35 am

    Não adianta nada você citar seu Q.I., em número. Você tem que apresentá-lo em percentis: 98, 95, etc. Esse teste em que você fez 160, por exemplo, se for transformado na escala Stanford-Binet pode representar uns 140, por exemplo, e o de Raven na certa, uns 125. Abraços.

    From: "1ST"
    Date: Sun, March 28, 2010 7:31 am

    Ae grande, gostei do que tu escreveu, fiz um teste de QI ontem q deu 130, vim procurar e achei muita coisa no google, até o tal do efeito flyyn, que diz que a população aumenta seu QI a cada 10 anos e dá alguns exemplos de casais com QI x de terem filhos com QI maior. Alem do que QI maior significa longivitude e mais saude. Eu nao vou fazer uma lista do que faço, mas é muito parecida com a tua, tirando algumas linguagens de programação. Entendo espanhol, falo ingles fluente, gravei um comercial na cabeça em japones de 40 segundos, até hoje falo o comercial e todo mundo fica espantado uhauhauahauhauha tenho muitos interesses, leio muito, passo muitas horas no google procurando aquilo que vem na cabeça, escrevo, procuro imagens "escondidas" na visualização do google earth, devo começar meu curso de astrofísica daki 2 meses, conheço a maioria das religioes, já realizei rituais indigenas, e hoje posso dizer que tenho noção de que minha consciencia não está na matéria. Muitos colegas de trabalho dizem que nao existo,q sou unico,q sou louco!
    Faço todos rirem e crio discussoes construtivas sempre, alegro qualquer lugar que chego. Concordo contigo, quando as vezes nao resolvemos o problema porque simplesmente nao queremos resolver, mas sabemos exatamente o que podemos fazer. Falta vontade rs Há mais de um ano me interessei por filosofia também e descobri que Carl Yung morava a 3km do estadio de um estadio de futebol, assim como eu. Medí com a regua do google earth, rs. Sincronicidades acontecem toda hora, basta estar atento a elas. Frequencias iguais se encontram :D Ah, quero comprar um telescopio pois sempre que vou a Serra Negra- SP avisto OVNIs, e há 2 dias atrás fui procurar alguma coisa pra captar os sinais de tempestades no pc. O fundo do meu papel de parede é um programa que mostra em tempo real a imagem de satélite da terra, com todas as nuvens do globo, mostrando o dia e a noite é show de bola, procure "Desktop Earth". Também acompanho notícia do mundo da Física Quantica, Medicina, Descobertas tecnologicas.
    Eu sinto como se minha cabeça estivesse vazia e eu me achasse estupido por nao saber nada sobre o planeta que vivo. Por isso tudo é bem vindo, Cósmico, Tridimensional e Interpessoal. E também me vem muito a idéia de aprender a como sobreviver na floresta, pois 2012 está chegando, e na minha pesquisa que já dura 2 anos sobre o assunto, que pelo menos devemos levar em consideração que eles "Os Maias" eram realmente descendentes do povo de Atlantida. História também é muito legal. Eu assisto muito o History Channel,Net Geo, Discovery Channel e qualquer programação que esteja ensinando algo útil. O que é dificil em canal aberto! Mas é isso aí, eu creio que o exercicio de se criar novas sinapses fará com que o QI aumente sim, pois fico indignado com o fato de que usamos só 10%, se é que existe vida inteligente pra se dizer que a média é essa,rs, ah e sou Canhoto! Ainda bem que nao estamos na época em que canhotos eram considerados "do diabo" uhauhauahuahauhauha. Um abraço do QI 130!

    From: fernando ferreira [freddybomba@hotmail.com]
    Date: November 23, 2010 9:31 am

    Você fez observações bem interessantes sobre QI. Também acredito ser possível aumentar o QI fazendo atividades que estimulem novas sinapses no cérebro. Acredito que o meu QI atualmente esteja entre 140 e 150, mas isso não importa muito. O que tenho em mente é que a capacidade intelectual humana não tem limites para crescer. se o ser humano pudesse viver 300 anos, creio que o QI médio da população seria em torno de 250.
    Portanto, estar sempre aprendendo algo e exercitando a mente acredito que seja o melhor caminho para evoluir a inteligência.

    De: lucas [dexter_-_killer@hotmail.com]

    Muito legal seu texto; meu Qi deu 100 mais eu quero muito aumentar muito mesmo e meu sonho

    De: Ariel [ariel.luz.vida@hotmail.com]

    Cara, demais sua meta, e adimirável seu equilíbrio. Estou começando minha jornada em busca de optimizar meus potenciais. Não me foco exatamente em QI, mas no desenvolvimento pleno e abrangente das minhas capacidades, e acredito que é possível sim alcançarmos o que quisermos.Abraço, Deus abençõe sua busca!

    De: Maria [orquideia@click21.com.br]

    Everton, deparei com seu blog por acaso, parabéns por esses textos que motivam os leitores.Hoje, sábado dia onze de dezembro de 2.010, fiquei curiosa para saber uma coisa.Você já fez uso das brain machines?Elas aumentam mesmo a cognição?Outra que eu queria saber sobre elas, é quantas são necessárias para termos uma acuidade mental melhor.(o preço de uma já é meio salgado...e eu não sei se uma só basta)O efeito de uma só, mesmo que seus programas sejam variáveis, não seria como o efeito de um refrigerante, que depois de conhecido pelo organismo, deixa de fazer efeito?Ou todas essas máquinas tem os mesmos programas- e por isso, só uma basta?Se o sr.já fez uso de alguma delas, vou ficar no aguardo da resposta, daqui a uns dias voltarei a consultar o blog, para ver a resposta.Se não fez uso delas, diga então que as desconhece.Obrigada da atenção.

    De: João Manoel [menna.john@hotmail.com]
    Olá, gostei muito do seu site. Estou interessado pois desde pequeno tenho certas facilidades como desenho, piano, mágica, xadrez... Mas o xadrez larguei quando era pequeno, tinha perdido o interesse, e agora com 19 anos voltei a ativa, fico estudando até de madrugada livros e mais livros, mas estou tendo muita dificuldade e fico me perguntando o porque de não conseguir ser um bom enxadrista (a nível de 1900+ no ranting), é certo que estou estudando a pouco tempo, 3 meses por aí, mas queria sua opinião se abranger o conhecimento em outras áreas do pensamento podem ajudar no xadrez. Obrigado!

      Comentário do autor:
      Caro João,
      Muitíssimo obrigado por visitar o Sombras da Realidade. Fico muito grato pelos comentários postados.
      Bem, como vistes, não sou nenhuma autoridade no que tange a este fantástico tema que é a inteliência. No entanto, se eu quisesse ampliar o poder de meu raciocínio lógico para melhorar minha performance em jogos de xadrez, procuraria estudar de forma mais aprofundada as estratégias adotadas pelos grandes enxadristas. Isto você já está fazendo, pelo que vi em seu comentário (veja aqui um texto sobre o pensamento profundo). Mas creio que isto não é o suficiente. Eu praticaria atividades intelectuais que exijam um raciocínio criativo. Uma sugestão é escrever textos que expressem uma determinada ideia, mas fazendo metáforas e comparações. Por exemplo:

      "Se uma planta não pode viver de acordo com a sua natureza, então ela morre; o mesmo acontece com um homem."

      Aristóteles já dizia:
      "O mais importante é encontrar metáforas, pois é a única coisa que não se pode aprender de outros e é um sinal de uma natureza engenhosa. Para fazer metáforas é necessário reconhecer a igualdade."

      Escreva um pensamento, mas comparando-o com algo que aparentemente não tenha nada a ver com esta ideia.
      Outra sugestão que dou é aprender uma linguagem de programação (visual basic, java, php etc.) ou estudar sistemas que envolvam cálculos complexos (Cosmologia, por exemplo).
      Espero ter ajudado. Grande abraço!
      Everton Spolaor

    De: Wesley Minare Franco [aribagachi@hotmail.com]
    Olá!..Posso discordar? :)
    Realmente uma pessoa pode aumentar a sua inteligencia, mas dentro dos limites de sua propria capacidade nata . Alguem com um QI, digamos, "nato" de 110 pontos pode, com a ajuda de alguns exercícios intelectuais ao logo de sua vida, aumentar sua inteligencia em, talvez, mais 10 ou 20 pontos. Aqui eu não saberia dizer ao certo, mas com certeza tal indivíduo não conseguiria pular para 150 pontos, por exemplo.
    É como compararmos um dedal com um copo. Podemos encher o dedal de água aproveitando a sua capacidade máxima, mas, mesmo assim, a quantidade de água do dedal jamais se equipararia a quantidade de água de um copo.
    Um jogador (com inteligencia mediana) apaixonado por xadrez, pode melhorar muito o seu jogo desde que estude com afinco as aberturas, meio jogo e finais, vindo a se tornar um expert. Mas, mesmo assim, nunca atingirá o nível de campeão mundial, pois, ainda que conheça bem o jogo, não conseguirá visualizar 14 jogadas à frente tal como Kasparov, uma vez que suas “conexões cerebrais” não permitiriam tal feito.
    Outro ponto interessante no texto (que tambem discordei em partes) foi sugerir uma mudança de comportamento, imitando os grandes gênios para com isso aumentar a inteligencia. Seriam coisas como adotar um pensamento filosófico, estudar astronomia ou cosmologia e até mesmo “conhecer pequenos segredos de eletrônica e informática”.
    De fato, teoricamente falando, a PNL pode transformar um homem por meio de suas atitudes, mas não creio que isso se aplique a inteligencia. Um homem pode se tornar um bom motorista por imitar bons motoristas, mas não pode se tornar um gênio por imitar outros gênios.
    Em outras palavras, podemos imitar algumas ações advindas de uma capacidade, mas não podemos imitar a própria capacidade.
    Parte do teu próprio texto resume praticamente tudo o que eu disse acima:
    Há vários anos eu encasquetei com esse negócio de incrementar o potencial cognitivo. Aventurei-me buscando submeter a mente a diversas atividades que, acredito eu, forçam o cérebro a criar novas estruturas de raciocínio, em uma configuração mais complexa e mais eficiente, como um belo chip de computador com aquelas conexões muito bem distribuídas. E se você tem conexões eletrônicas mais complexas na cachola, certamente será capaz de encontrar saídas mais criativas para os problemas da vida.
    Por outro lado, concordo plenamente com o que você diz sobre como usar a inteligencia.
    Um QI elevado de nada serve, caso seu proprietário o use somente para robustecer o ego, nada fazendo pela humanidade.
    Abraços,
    Wesley

    De: Gabriel Prado [gabrisheldon@hotmail.com]
    Achei oque precisava! isso me ajudou muito. Aposto que vou conseguir aumentar meu QI, eu tenho 13 anos de idade, sou fã de Albert Einstein. Tenho livros de Stephen Hawking, tenho dvd Cosmos Carl Sagan. E um QI de 126 acho que vai ajudar muito isto. Obrigado abração.

    De: Laércio de Souza [laerciophb13@hotmail.com]
    Bom,na minha opinião, é possível sim o desenvolvimento contínuo da inteligência.
    Eu,antes de ver este site, adotei uma nova rotina com um "patamar de regras" que pesquisei de como "melhorar a inteligência", tais como: comer peixe, beber chá verde ou preto (pois café e energéticos não fazem bem à mente), tirar uma soneca (para uma melhora da memória, mesmo que seja apenas 6 minutos),ler devagar (para uma melhor compreensão),controlar a respiração,realizar qualquer atividade física,jogar vídeo-game(Brain Age,por exemplo),praticar questões típicas de exames psicométricos e APRENDER.Aprender ajuda a reforçar o cérebro,principalmente quando você acredita que pode aprender novas coisas.É um círculo vicioso: quando pensas que estás inteligente,estudas mais,criando mais conexões entre os neurônios.Percebi que,com esse esforço,meu modo de pensar mudou,comecei a olhar as coisas de um modo diferente.Quando olhei o site e li o texto,percebi que possuía os gaps de intelecto e os desenvolvi.Everton expressou suais idéias de maneira minuciosa e detalhista.Agora irei adotar novos métodos com as sugestões que o autor propôs.E não tem essa de "imitar" gênios ou grandes pensadores.Muitos deles não eram superdotados,mas conseguiram realizar tais feitos.Assim como eles conseguiram,todos nós também podemos conseguir.É só ter vontade,motivação,determinação,persistência.O problema é a falta de interesse das pessoas em investir em seu maior patriônio: a mente.Elas,não todas,preocupam-se mais com coisas irrelevantes que somente alimentam sua ignorância ou egocentrismo.Inteligência está ao alcance de todos,o segredo é a evolução.Ótimo trabalho,Everton!Você está de parabéns =D

    De: Johne josé [Johne.zero.um@gmail.com]
    Sexta-feira, 27 de Julho de 2012 12:34
    Muito bom seu artigo sobre QI, parabéns.
    A partir desse virão mais artigos evoluidos; estou na expectativa, sugiro que você aborde nos proximos temas sobre o assunto tratado no livro "o segredo" vai fica zica assim eu espero até mais e boa sorte nos proximos testes RUMO AO 180 PONTO.

      Comentário do autor:
      Caro Johne,
      Parece até que lestes minha mente. No meu próximo livro abordarei esta questão que citastes, relacionada ao tema do livro "O Segredo". Tenho minha própria teoria sobre isto, e dediquei um capítulo inteiro para explicá-la.
      Grande abraço!
      Everton Spolaor

    De: ariel laysa [ariellaysams@hotmail.com]
    Enviadas: Terça-feira, 31 de Julho de 2012 14:11
    Nossa, adorei tudo que vc fla sobre a inteligencia humana de uma forma que fica mais facil de entender se eu encontra algum dia um de seus livros com certeza vou querer um para mim. tenho 15 anos e ja penso em ser mais inteligenteja alcansei uma meta tirei total em um bimestre. mas tenhos outos planos e seu site me deu uma expiraçao

    De: Johne josé [Johne.zero.um@gmail.com]
    Enviadas: Sexta-feira, 27 de Julho de 2012 12:34
    Muito bom seu artigo sobre QI,parabéns.Aparti desse virão mais artigos evoluidos estou na expectativa,sugiro que você aborde nos proximos temas sobre o assunto tratado no livro "o segredo" vai fica zica assim eu espero até mais e boa sorte nos proximos testes RUMO AO 180 PONTO.

    De: Abel Garcia [abel16_garcia@hotmail.com]
    Enviadas: Segunda-feira, 13 de Agosto de 2012 13:30

    Caro amigo de fato é inteligente, mas nossos cérebros são como nosso corpo só melhoram até certo ponto com o tempo vão envelhecendo, de acordo com a psicologia o homem já tem seu potencial cognitivo completo com 13 anos e nossa personalidade só está completamente formada com 21 anos, mas óbvio q se vc vai desenvolver todo o seu potencial ou não é influência do ambiente. Só mais uma coisa pra quem não se preocupa muito com o QI vc até q falou muito dele.


    Comente este texto:

    Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

      Seu nome :
      Seu email :
      Comentário:



    xxxxxxxxx

    Conheça o meu primeiro livro:

    INTELIGÊNCIA:
    Caminhos para a Plenitude
    Desenvolva uma mente mais criativa

    Muito além do Q.I., a verdadeira inteligência é aquela que dá ao homem o poder de modificar o ambiente através de idéias que foram formadas pelo livre pensamento e que não estão presas à pujança dos instintos animais. Através do encadeamento de idéias busquei elaborar uma obra espirituosa, objetiva e eficaz no sentido de despertar nas pessoas aquilo que a Natureza, em sua intangível sabedoria, nos concedeu de mais valioso: o poder de pensar.


    Gostou deste site?


    Copyright 2007 by Everton Spolaor
    www.sombrasdarealidade.com.br


    Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br