Publicações
Inteligência
Reflexões
Contato
Loja Virtual
Livro Inteligência
Sobre o Autor
Conteúdo
Comentários/Leitores
Trechos do Livro
Frases citadas
Bibliografia
Discussões
Compre aqui!
Cotidiano
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Sua liberdade
Rebele-se!
Filosofadas
Seja punk
Mundo de Ilusões
Mundo de Ilusões
Conspirações
Dreamland
Vídeos
Referência
Diário da estrada
Viajadas do autor
Gente que faz
Everton Spolaor
Sou um simples mortal que cultiva o constante aprimoramento do intelecto e que se esforça para tornar este mundo um pouco melhor. Seja bem vindo ao meu website.
Fontes de Inspiração:
Emerson, Einstein, Krishnamurti, Charles Darwin, Thoreau

Você fala sozinho? Ou fala consigo mesmo?
por Everton Spolaor

Falar sozinho é coisa de maluco? Quem tem esse hábito deveria procurar um psiquiatra? Ou é algo perfeitamente normal?
Bem, amigo, se você costuma falar sozinho, não precisa começar a arrancar os cabelos, pensando que está lelé das idéias. Não se preocupe, você muito provavelmente não está louco. A não ser, é claro, que além de falar sozinho você costume esbravejar consigo próprio chegando a dar socos na própria cara...

Vamos esclarecer esta questão.

Apesar de parecer a mesma coisa, existe uma diferença gigantesca entre falar sozinho e falar consigo próprio. Aliás, quem me contou isso foram as vozes na minha cabeça, é claro.



Visite o perfil de Sombras da Realidade no Facebook!



Compre aqui
o livro Inteligência: caminhos para a plenitude, de Everton Spolaor




Vejamos alguns exemplos para melhor entendermos a diferença entre falar sozinho e falar consigo próprio.

Se você está se preparando para ir dormir, depois de um dia cansativo de trabalho, e de repente bate o dedão do pé bem na quina do guarda-roupas, de forma que a entortada no seu dedão chega a lembrar aqueles balões retorcidos que os palhaços usam para fazer bonequinhos engraçados, é bem provável que você vai dizer algo como "aaaaaaiiii... merdz! cacetz, droga, filha da fuuuuuuuuuuuta, que droga!". Neste caso, você está falando sozinho, porque sua mensagem não foi direcionada para ninguém. Em alguns casos, o dono do dedão chega a direcionar suas palavras para o guarda-roupa, xingando-o com fúria, podendo até mesmo espancar o indefeso móvel, o que nos leva, nestes casos, a reavaliar a frase dita anteriormente ("você não está louco"). Mas na grande maioria dos casos a coisa fica só no ato de falar sozinho. Agora imaginemos outra situação. Você está sozinho na sala de espera do odontologista (ou do psiquiatra, se preferir) e aproveita para pensar na vida. Você lembra que esqueceu de pagar a conta de luz, e aí, sem perceber, começa a falar sozinho algo como "ó céus, tenho que pagar essa conta amanhã bem cedo, senão vou levar uma multa e vai faltar dinheiro pra cerveja do fim de semana". Neste caso, você não está falando sozinho, está falando consigo próprio. Sua mensagem está sendo direcionada para uma pessoa - você mesmo!

Você percebeu a diferença? Pois esta diferença entre falar sozinho e falar consigo próprio é exatamente o que diferencia uma pessoa normal de uma completamente doida. O sujeito que tem um cérebro obtuso costuma falar sozinho sem ter motivo algum. Ele não bateu o dedão na quina do guarda-roupas, nem levou um susto ao ser quase atropelado por um pirralho de bicicleta na calçada, e nem mesmo se revoltou porque derramou café na camisa branca que acabou de comprar, mas mesmo assim fica falando sozinho coisas como:
- Ixi! Cuidado com o chuveiro! não toquem no chuveiro! tem fios lá dentro! Chuveiro preto!

Entonces, minha gente, se você é dessas pessoas que vive sendo surpreendida falando consigo próprio, e se seus colegas já estão olhando pra você pelo cantinho do olho, saiba que é perfeitamente normal trocar idéias com seu eu. Agora, se você anda falando sozinho, e além de olhar esquisito pra você, seus colegas já estão desviando o trajeto pra não passar ao seu lado, a coisa está feia. Talvez esteja na hora de arranjar um passatempo diferente desse de enfiar o dedo na tomada elétrica pra ouvir o barulhinho de prrrrrr...

Um abraço,

Everton Spolaor.



Comentários dos visitantes

From: "caroline" [midia-barbie@hotmail.com]
Date: Tue, December 15, 2009 1:39 pm

olha eu me indentifiquei muito com o texto a cima, eu sempre tive o costume de falar sozinha, mas de uns tempos pra cá não consigo controlar, as vezes sai " caramba sera que é verdade mesmo " como se eu tivesse falando com alguém ao meu lado e ainda faço gestos con as maos. Meu pai já me pegou falando sozinha umas 3 vezes, minha tia também ele pergunta "ta falando sozinha éh ?".
Não, pai, to pensando alto. As vezes quando eu to conversando com alguém imaginario (eu penso em uma pessoa e imagino ela comigo ) e a conversa flui super bem , depois eu penso " tá eu falando soziha de novo !". Minha mãe esta preocupada porque já esta passano dos limites e quando eu vou ver lá esta eu , seja aoandi for comendo deitada vendo televisao, sei lá nao consigo mais me controlar. Estou pensando seriamente em procurar um psicologo , ou algo do tipo.

De: Milacristh [mila_moraes30@hotmail.com]
Data: 5/8/2010

Converso sozinha, mas sempre na frente de um espelho, se nao ouver o espelho a coisa nao funciona, as vezes as coisas que converso nao é real mais eu acabo convencendo a mim mesma que é tudo real, as vezes eu até choro. Normalmente finjo que estou falado com algum cara que eu gosto e tudo mais, as vezes é com um alguem que nem se quer existe, acho que estou doente. Minha mae diz que estou louca pq ela acha que nem sempre sou a mesma pessoa, diz: eu nao te reconço mais, vc nao era assim. Mas uma coisa eu digo, eu sempre fui assim, desde de criança só que meus pais numca perceberam, preciso mt que vc me diga se estou doente, por favor respondam para o meu e-mail, preciso mt descubrir!!!!sou: milacristh moraes.Tenho 16 anos.
mt beijos e espero sua resposta!!

De: Felipe Ribeiro Borges [felicrao@yahoo.com.br]

Faltou mais um item então...falar sozinho com outras pessoas ... eu faço isso rsrsrs...pra mim nos dois casos mostrados a pessoa só está esbravejando ou pensando alto...pra mim isso não é falar sozinho..,..falar sozinho e voce dialogar com alguem (não presente) ou com algum objeto imaginando respostas...conversando mesmo

De: Gessica [geh1797@hotmail.com]
Data: 6/2011

Eu me identifiquei bastante com o texto,acho que comigo ocorre as duas coisas mencionadas no texto,eu falo comigo mesma e também falo sozinha. Sempre tive o péssimo hábito de falar sozinha e isso é algo que eu não consigo controlar, desde de criança eu costumo conversar comigo sobre meus problemas por pensamento (por falta de amigos confiáveis) e quando eu percebo me vejo falando comigo em um tom de voz alto(pensando alto).
A parte em que eu falo sozinha é porque eu sempre conversei com pessoas imaginárias(pensava em uma pessoa que eu gostava e começava a falar com ela).E o pior de tudo é que eu perdi o controle disso, as vezes eu penso em algo ou alguém e quando eu percebo já falei o que eu estava pensando tipo"nossa q pessoa chata". Me entende? Eu acho isso desagradável e muito constrangedor porque as pessoas quando me veem falando sozinha acha que eu sou louca. Aqui se você tiver algum conselho para me dar para que eu possa parar com essa mania por favor me fale ou até mesmo se você achar que eu tenho algum disturbio ou coisa parecida diga porque ai eu vou procurar um especialista.
Desde de já agradeço.

De: Pâmella [pamella_shakespeare@hotmail.com]
Data: 6/2011

Boa Noite
O website me chamou a atenção pelo mesmo motivo de eu sempre estar falando sozinha comigo mesma. Nao sei a razão que possa explicar a minha vontade de conversar com meu, pois tento superar, mas é mais forte do que eu. Desde de criança estou falando sozinha, não entendo porque até hoje, na fase adulta, continuo. Não me acho anormal, mas acontece que não sou muito sociável com as pessoas. Será que tem algo de estranho em mim?
Estou disposta a descobrir o que possa estar dentro de mim. Já vi pessoas falando sozinha, acho esquisito, mas da minha parte acredito que seja natural. Eu sei diferenciar um maluco de um normal. Tenho impressão que me satisfaz este lado interior meu, pois considero uma pessoa introspectiva. Eu tenho muita imaginação! Dificíl resitir as minhas fantasias, eu alimento ilusões. Talvez a chave para as minhas respostas seja um especialista, mas no caso que me encontro, minha família não acha grave o meu comportamento. Sei conversar com as pessoas, mas vivo no mundo da lua. Meus pensamentos muitas vezes me levam além. A numerologia pode ser que tenha me ajudado a compreender o sentido deta característica.
Sinceramente, eu sou uma pessoa apta ao silêncio e as vezes me fecho para o mundo, algumas pessoas já me disseram que preciso me soltar. Não sei se falta conhecer pessoas legais, por que já me decepcionei, porque me acho diferente da maneira de ser dos outros. Eu tenho uma visão de mundo diferente. As vezes, na vida, tenho percepção de sinais que esclarecem alguma dúvida no momento. É estranho decifrar o que se passa comigo, mas como me acostumei a lidar com isso, acho natural e de certa forma vou ser assim durante a minha vida inteira.Gostaria de entender o sentido disto, se puder ajudar, fico grata.

De: Roberta
Data: 6/2011

Eu acho que isso e normal para si mesmo falar sozinha, eu choro e falo sozinha para me desabafa, as vez pesso que estou ficando loca, mas pelo que vi e normal......

De: sebastiana m azevedo [tiana.16@hotmail.com]
Data: 6/2011

kkkkkk, gente, eu também falo sozinha, no meu caso é muito engraçado, pois é como se eu estivesse com um monte de gente dialogando comigo, na realidade funciona assim: eu faço alguma pergunta e a outra pessoa (fictícia) responde, no caso eu mesma, mas não sou maluca eu trabalho, estudo e tenho uma vida social muito boa, quanto a esse problema, eu tenho desde criança, pois eu costumava ficar muito sozinha aí eu adquiri este hábito mas eu já consultei alguns psicólogos e eles foram unânimes em dizer que isso é normal desde que eu não pense em prejudicar outras pessoas, mas no meu caso nunca pensei nem de longe em prejudicar alguem. beijos

De: FuzuÊ zuado [mlknaweb@hotmail.com]
Data: 6/2011

caralhor eu acho que estou ficando Maluko msm, to falando ssosinho kkkkkkk... imagina que fui Reprocado en um teste psicotecnico esta é a segunda vou fazer a terceira pra ver se vou se aprovado para tira minha CNH... raiva

De: Bárbara
Data: 6/2011

Amores, vocês não estão loucas. Eu falo sozinha e falo comigo mesma, é muito estranho, mas não me considero louca por isso. hehe

De: Le [sou.lele@hotmail.com]
Data: 6/2011

Eu me indentifiquei um pouco com o texto acima. na verdade, eu acho q o meu problema é grave. desde de pequena eu converso com... fotos.. de pessoas. eu acho q elas estão me encarando, e começo a conversar. Só nessa semana (05/11/2010), eu ja fui pega duas vezez. E foi pelos meus 2 vizinhos. Uma menina que mora de frente pro meu quarto, me viu falando com o poster dos JB e agora um vizinho me viu falando com uma foto de celebridades no computador. Eu sempre tive isso, desde de criança. Só quem sabe disso é a minha mãe. Eu tenho plena consciência q isto não é normal. Mas eu queria a sua opinião. Por favor me responda. Eu aguardo a sua resposta. É urgente!!!

De: Milacristh [mila_moraes30@hotmail.com]
Data: 6/2011

Converso sozinha, mas sempre na frente de um espelho, se nao ouver o espelho a coisa nao funciona, as vezes as coisas que converso nao é real mais eu acabo convencendo a mim mesma que é tudo real, as vezes eu até choro. normalmente finjo que estou falado com algum cara que eu gosto e tudo mais, as vezes é com um alguem que nem se quer existe, acho que estou doente. Minha mae diz que estou louca pq ela acha que nem sempre sou a mesma pessoa, diz: eu nao te reconço mais, vc nao era Assim. Mais uma coisa eu digo eu sempre fui assim, desde de criança só que meus pais numca perceberam, preciso mt que vc me diga se estou doente, por favor respondam para o meu e-mail,preciso mt descubrir!!!!sou: milacristh moraes.Tenho 16 anos.mt beijos e espero sua resposta!!

De: tales [talesabel@yahoo.com.br]
Enviadas: Terça-feira, 18 de Outubro de 2011 14:52

Eu falo sozinho enquanto dirijo sobre aquilo que sei, como se eu fosse um professor ensinando os alunos, vai qer é por que eu faço licenciatura e ja estou treinando.

De: Domenico
Falar sozinho é uma forma de concretizar suas idéias e dessa forma organizá-las melhor. Há pessoas que têm dificuldade em trabalhar só com o abstrato, e nessa solidão não conseguem chegar a um resultado que para ele seria o satisfatório.

De: Patricia [patriciafigueiredo35@gmail.com]
Ultimamente tenho falado muito comigo mesma. Sou filha única, minha mãe e amiga faleceu há dois anos, e faço muito isso, as vezes estou na rua e acabo sussurrando alguma palavra. Fico muito em casa sozinha então começo a conversa, falo com a minha cadela, coloco num filme, dou altas risadas, converso com a T.V., falo com as plantas, falo com meu cabelo, enfim falo muito sozinha por consequência da minha solidão. Me sinto envergonhada pois alguns amigos meus sabem que faço isso.

De: highlander [high-br@hotmail.com]
Enviadas: Quinta-feira, 9 de Agosto de 2012 18:30
Eu converso sozinho pq sou louco mesmo blablalba... brincadeira olha eu sempre fui sozinho criado sem pai e sem mãe acho que por isso ganhei essas caracteristicas; me identifiquei com o seu texto, as vezes eu ando na rua com a cabeça no mundo da lua falando comigo mesmo faço gesto e tudo mais as pessoas tem medo de min meu pai ja falo que qndo eu estou no quarto sem ouve 2 pessoas dialogando acho legal mais no meu caso e duentil converso comigo quase 24 hora por eu ser isolado, acho q eh isso passo 24 horas dentro de casa sou anti-social não tenho amigos e não gosto da ideia de ter-los '-' sou loko.

De: Gisele [gisaabio@hotmail.com]
Enviadas: Terça-feira, 7 de Agosto de 2012 13:12
Gente!! eu falo com pessoas reais mas não estão comigo, xingo, falo alto, levando e gesticulo com as mãos. dou risadas,..... meu marido diz pra eu me controlar na escola, os alunos já viram e ouvi dizerem a: a professora tá falando sozinha, rsrsrsrsrsrssr. O que eu faço queria poder parar?

De: Cris! [Crisbella04@hotmail.com]
Enviadas: Quarta-feira, 18 de Julho de 2012 14:05
NOssa!Estou tão aliviada por saber que existem muitas pessoas que fazem exatamente como eu.... Falo sozinha a anos mais antes era com as minhas bonecas... Agora se eu ficar sozinha em casa sinto uma vontade incontrolavel de falar sozinha tudo o que eu não tenho coragem de dizer... e fico conversando sobre os problemas ou imaginando falar com a pessoa que me irrita no momento... ache estar ficando louca mais vejo que não... que existem muitas pessoas assim. tenho medo de alguém escutar vão pensar o que?? que vergonha. Não queria fazer isso masssss é bem complicado parar.... Meus Deus o que será isso!


E lembrem-se: "A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser normal! "



Comente este texto:

Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

    Seu nome :
    Seu email :
    Comentário:



xxxxxxxxx

Conheça o meu primeiro livro:

INTELIGÊNCIA:
Caminhos para a Plenitude
Desenvolva uma mente mais criativa

Muito além do Q.I., a verdadeira inteligência é aquela que dá ao homem o poder de modificar o ambiente através de idéias que foram formadas pelo livre pensamento e que não estão presas à pujança dos instintos animais. Através do encadeamento de idéias busquei elaborar uma obra espirituosa, objetiva e eficaz no sentido de despertar nas pessoas aquilo que a Natureza, em sua intangível sabedoria, nos concedeu de mais valioso: o poder de pensar.


Gostou deste site?


Copyright 2007 by Everton Spolaor
www.sombrasdarealidade.com.br


Início || Contato com o autor: evertonlspolaor@yahoo.com.br