Quando a gente pensa que sabe todas as respostas,
vem a vida e muda todas as perguntas.
início do site Envie um email para o autor
As várias formas de ilusão Capital Intelectual Conheça - e compre - as novidades tencológias                       Softwares relacionados Conspirações Seção ufologia: mitos, charlatanismo e a verdade Artigos Tracking Observatório Nossa missão
Você
Seja você mesmo!
Desprograme-se!
Sensação de vazio?
Sua liberdade
Rebele-se!
Filosofadas
Sua Carreira
Você ou a equipe?
Puxa saco?
Capital Intelectual
Selva do trabalho
Seja punk
Toques de Motivação
Mundo de Ilusões
Mundo de Ilusões
Conspirações
Dreamland
Mundo estranho
Telescópio
Estranhos bólidos
Mundo engraçado
Sondas
Seção Ufologia
Referência
Sobre o autor
Nosso Livro
Diário da estrada
Viajadas do autor
Gente que faz
Chega de Inteligência interpessoal
Everton Spolaor - 15/10/2008

Sempre que procuro alguma matéria sobre a consciência ou sobre a inteligência, deparo-me com textos abordando uma tal de "inteligência interpessoal", "inteligência emocional" ou "inteligência social". Inventaram até o índice QE, de Quociente Emocional.

Mas será correto pensar que existem diversos tipos de inteligência? É correto afirmar que uma pessoa que é popular, que está sempre cercada de amigos, possui um nível de inteligência acima da média?

Eu acredito que não!





Entende-se por inteligência interpessoal a capacidade que a pessoa tem de compreender o comportamento alheio e de manter um nível agradável de relacionamento com os colegas, amigos, com as pessoas ao redor e até com a sogra. Baseados (não os cigarrinhos) neste conceito, alguns profissionais da área de Recursos Humanos e de Psicologia costumam afirmar que se a pessoa não mantém um bom nível de relacionamento interpessoal, é porque ela não desenvolveu a tal da inteligência interpessoal, é porque possui um baixo QE.

Engana-se quem pensa assim.

No meu entender, a inteligência é simplesmente a capacidade de compreender o que nos rodeia e de encontrar a solução mais apropriada para os problemas. E não importa se o problema é de Física Quântica, de relacionamento interpessoal ou de criação artística. A mente humana é uma ferramenta cuja capacidade é gigantesca, praticamente ilimitada. Assim sendo, não há nada de inteligente em se acreditar que existem inteligências específicas e limitadas a algumas funções, como a tal da inteligência interpessoal. Se alguém tem facilidade em se relacionar com as pessoas, mas não consegue resolver uma questão de juros simples, está longe de ser um gênio. Da mesma forma, uma pessoa que domina as equações da Física Relativista mas não consegue manter uma conversação agradável com ninguém, também está longe de ser um expoente intelectual.

Talvez uma demonstração mais palpável de que não existem inteligências específicas esteja no fato de que quando pensamos, todo o nosso cérebro é ativado. Quando fazemos um cálculo matemático, uma área específica de nosso cérebro é estimulada de forma mais intensa, mas o cérebro inteiro recebe estímulos. Se nos submetermos a um exame de ressonância magnética, poderemos ver que todo o cérebro se mostra iluminado quando pensamos.

Outro erro que tenho percebido quando se fala neste "tipo" de inteligência é o de considerar que quem não mantém um bom relacionamento com outras pessoas possui, necessariamente, um baixo QE.

Oras! Eu posso muito bem entender o que leva alguém a adotar um determinado comportamento, e posso perfeitamente saber que se eu agir de determinada maneira estarei causando uma boa impressão para com as pessoas ao meu redor. Posso, também, saber exatamente o que uma pessoa quer ouvir de mim, para que tenha comigo alguma empatia, mas nem sempre eu QUERO agir assim. Nem sempre eu quero fingir, falar algo diferente daquilo que penso, apenas para agradar a Fulano ou a Ciclano. Nunca gostei de pessoas falsas. Se eu não gosto de algo que alguém diz, não dou um sorrisinho, fingindo que aprovei sua colocação.

Aí vem o dilema... quanto mais fingido você for, mais gente irá gostar de você. O problema é que elas não gostam exatamente de você. Elas gostam daquilo que você finge ser. Então eu pergunto: É realmente inteligente agir de forma fingida, apenas para manter uma pseudo-amizade com as pessoas? Não seria melhor ser você mesmo, e ter amizades verdadeiras? Por que diachos as pessoas acham mais importante ter um milhão de pseudo-amigos a ter meia dúzia de amigos verdadeiros?

Enfim, inteligência é sinônimo de capacidade. Uma pessoa inteligente é CAPAZ de, por exemplo, resolver problemas complexos, criar expressões artísticas e manter um bom relacionamento com as outras pessoas. Mas nem sempre uma pessoa que tem capacidade de aprender a projetar circuitos eletrônicos de computadores está disposta a dedicar seu tempo estudando esta área do conhecimento - talvez ela prefira gastar esse tempo aprendendo a esquiar com a namorada. Nem sempre uma pessoa que tem capacidade de pintar uma bela obra de arte sente o desejo de pintá-la - talvez ela prefira gastar esse tempo aprendendo mecânica de automóveis. E nem sempre uma pessoa que tem capacidade de compreender o que outra pessoa gostaria de ouvir está disposta a satisfazer seus anseios - talvez ela prefira simplesmente dizer "ah! Vai catar coquinho!".

Um abraço!

Everton Spolaor



Comentários dos visitantes

From: Jenifer
Date: 16 Cot 2008

Finalmente!!!

Ao menos uma pessoa vejo aqui que pensa verdadeiramente igual a mim, eu ja´fui assim igualmente a essa parte do texto que colei abaixo, procurei uma parte da minha vida agradar as pessoas com falsa indentidade, mas percebi muitas coisas erradas que me deixaram indgnada, pô sabe aquela coisa que nossa as pessoas falam bem de vc ou de outros, mas quando estão entre "amigos" te chicoteiam até não querer mais?

Eu passei por muitas cenas assim, vi muitas pessoas sendo pisoteadas que no outro dia falavam umas com as outras na maior da falsidade, nossa pensei pra mim, chega!!! Pois com certeza quando não estou no meio delas fazem isso comigo também, então resolvi sim ser eu mesma, não agradar ninguém por falsa vontade, hj sou muito mais feliz, pois quando não quero rir de algo que não me agrada eu o faço, quando não quero ir num lugar que existem pessoas falsas, não vou, e se vierem me perguntar, simplesmente digo que não gosto e não dou mais satisfações, depois deste dia percebi realmente que são poucos os amigos que tenho, mas sei que são realmente amigos verdadeiros que posso contar, antigamente faltavam dedos nas mãos para contar e dizer o tanto de "amigos" que eu pensava que tinha, hj posso contar nos dedos da mão e garanto que mais de 5 não são, mas esses que são meus verdadeiros companheiros de jornada...

Jeni...

    Oras! Eu posso muito bem entender o que leva alguém a adotar um determinado comportamento, e posso perfeitamente saber que se eu agir de determinada maneira estarei causando uma boa impressão para com as pessoas ao meu redor. Posso, também, saber exatamente o que uma pessoa quer ouvir de mim, para que tenha comigo alguma empatia, mas nem sempre eu QUERO agir assim. Nem sempre eu quero fingir, falar algo diferente daquilo que penso, apenas para agradar a Fulano ou a Ciclano. Nunca gostei de pessoas falsas. Se eu não gosto de algo que alguém diz, não dou um sorrisinho, fingindo que aprovei sua colocação. Aí vem o dilema... quanto mais fingido você for, mais gente irá gostar de você. O problema é que elas não gostam exatamente de você. Elas gostam daquilo que você finge ser. Então eu pergunto: É realmente inteligente agir de forma fingida, apenas para manter uma pseudo-amizade com as pessoas? Não seria melhor ser você mesmo, e ter amizades verdadeiras? Por que diachos as pessoas acham mais importante ter um milhão de pseudo-amigos a ter meia dúzia de amigos verdadeiros?

From: Ana
Date: 16 Out 2008

Pq nos dispomos às vezes p/ compreender os outros, ouvir os outros, agradar os outros, se estes outros são normalmente tão incompreensíveis, surdos e desagradáveis?
Pq queremos ajudar e se bonzinhos, qdo pisam na nossa cabeça?
Já ouviu aquela frase que sempre que dissemos sim p/ os outros, dizemos não p/ nós mesmos?
Depois que ouvi esta frase, parei de quere agradar p/ ser aceita por todos e comecei a falar a verdade na cara.
Sobraram poucas pessoas, mas tbém quem foi, não era amigo de verdade, então p/ que?
E tem outra, estarei do lado do que acho justo, mesmo que seja meu amigo, não vou puxar a brasa p/ sardinha dele.
E se não gostar, que vaze de uma vez.
Cansei desta gente que abusa da gente mas é incapaz de se doar!!!


From: "Luciano S. Nóbrega" [lnobrega2000@hotmail.com]
Date: Out 2008

Não existe pessoas burras porque somos racionais. Temos a incrível capacidade de antecipar futuros problemas e só por isso que somos considerados inteligentes. O resto é balela sócio-psico-econo- blá,blá,blá.

Infelizmente, como dizem os radicais mulçumanos, vendemos nossa alma ao diabo e nos entregamos nas premissas do mercado. E uma destas premissas sãos estas siglas (QI, QE, QO, QZé e por aí vai) para designar um determinado comportamento inerente ao homem que, por natureza, É inteligente.

O plus da inteligência humana está na irônia. Ironia é uma característica de pessoas inteligentes. Mandar uma pessoa ao inferno é muito fácil e isso é que o mercado não quer. Ele quer que você o mande com uma persuasão singular. Que faça isso de maneira "inteligente" . Com sacadas e entrelinhas. E realmente não temos muito saco pra isso, é verdade! Mas é o que eles querem e lo que he dará uma pontuação satisfatória, baseada em sabe-se lá o quê, nestas siglas de inteligência.

A partir do momento que um contrato assinado passou a valer mais que a palavra do homem como garantia, era de se esperar que tívessemos meia dúzia de verdadeiros amigos para ter centenas de "colegas" com suas ironias peculiares.

Abraços sinceros.


From: "Evandro" [badinscreen@hotmail.com]
Date: Out 2008

Pra quem acha que inteligência emocional é besteira, tem um livro muito bom: “Como Perder Amigos e Aborrecer Pessoas” de Irving Tressler. Eu tenho um exemplar antigo em casa e folheio de vez em quando. É realmente essa idéia de não ficar mediando ou usando de eufemismos com os próximos. O autor mostra como ser expotâneo, dizendo logo o que lhe vem à boca para as pessoas sem muito cuidado. O livro pode ser facilmente encontrado em sebos.

Informações do livro que encontrei na internet:

Em 1941, embalado pelo Sucesso de Dale Carnegie, Irving Tressler escreveu uma paródia do livro Como Fazer Amigos, intitulada: Como Perder Amigos e Aborrecer Pessoas.

Para aproveitar o sucesso do livro de Dale Carnegie, ele plagiou a capa do livro, colocando sua foto (igual a capa do Como Fazer Amigos) e no cantinho da capa ainda escreveu - "Um milhao de copias a vender". Irving Tressler suicidou-se em 1944, aos 35 anos, e, por causa da similaridade de títulos, na epoca muitas pessoas o associaram a Dale Carnegie. Mesmo ele tendo morrido 11 anos antes de Dale Carnegie, a noticia que correu seria de que o autor de Como Fazer Amigos tinha se suicidado, quando na verdade foi o autor de Como Perder Amigos e Aborrecer as pessoas.

Evandro R. Matos


From: "Evandro" [badinscreen@hotmail.com]
Date: Out 2008

Infelizmente não dá pra concordar com as colocações....

É lógico que existem várias inteligências: lógico-matemática, interpessoal, musical, cinestésica, espaço-visual, etc e etc. Nascemos sem habilidades nenhuma, apenas as instintivas pré-programadas, e vamos desenvolvendo as inteligências ao longo da vida. Por fatores genéticos também sempre temos algumas áreas onde temos maior facilidade para se desenvolver. Outras desenvolvidas por influencias durante a nossa infância e adolescência.

Apesar da inteligência lógico-matemática ser considerada a “inteligência pura”, não se pode em nossos dias desprezar as outras habilidades do indivíduo. Está claro como nunca a importância da habilidade social, de interagir em sociedade, de influenciar um grupo, enfim, de se relacionar. E de maneira nenhuma isso significa agir com falsidade. Muito pelo contrário, envolve relações de confiança mutua.

Quem não conhece “inteligentes” que vivem cometendo “burrices” no relacionamento com a família e no trabalho? Eu tenho exemplos bem próximos onde posso observar que as duas estão totalmente desvinculadas.

E sobre as influencias do QI e QE dentro da empresa, continua valendo a máxima: “O QI garante a oportunidade do emprego, e o QE a permanência nele!”

Evandro R. Matos


From: "BHSolar" [bhsolar@bhsolar.com.br]
Date: Out 2008

De fato, caro Everton, concordo com sua posição. A inteligência, com efeito, me parece algo muito mais amplo e que não comporta ser "compartimentalizado". Me parece que os especialistas entenderam de chamar de "inteligência" , o que seja habilidade especial de cada um. Cada um tem uma ou mais habilidades que se sobressaem. Muito naturalmente.

Mas é assim mesmo... Cada área profissional procura tornar seu campo de atuação o mais complexo possível, dourando todas as pílulas e complicando as coisas. Disso vai depender sua $obrevivência. Imagine o que seria dos tributaristas (advogados e contadores) se não fosse a complexidade dos impostos? Por isso eles são contra qualquer simplificação, como o imposto único, por exemplo. O mesmo se diga da legislação em geral... Até mecânico de automóvel cria "lendas" para angariar mais serviço. E assim por diante. Cada um, na sua área, aproveita da ignorância do outro.

Saudações,

Marcos Pimenta


From: "Angela Maria Rodrigues de Lima" [angelarodriguesdelima@yahoo.com.br]
Date: Out 2008

Boa tarde,pessoal
Bem, não pude deixar de ler o e-mail de vocês, peço licença para participar do bate-papo embora eu não seje da area de RH que trabalha diretamente com pessoas, mas estou achando bem legal, as ideias e os conhecimentos que estão tentando transmitir; quem tem razão?????

Tudo isto é muito válido, porque só o fato de falar sobre as habilidades humanas, tentar buscar um auto-conhecimento, e tentar entender as caracteristicas do ser-humano; me fascina.

Ontem, ao chegar da faculdade assisti uma entrevista da Joana Prado que era a feiticeira uma pessoa da qual antes deixava esposto o seu corpo e que agora se converteu para a igreja dizer o seguinte:

- "Quando nascemos não somos ninguem; não sabemos de absolutamente nada".

Logo eu mudei de canal, porque não iria continuar ouvir o que ela tinha a dizer! Me lembrei disto, por ler este e-mail hoje. Hão de concordar comigo, não seria exatamente o contrário! Nascemos com todas as informações; é como se fossemos um computador já somos programados e temos a possibilidade de armazenarmos o que queremos. A partir daí, surge todas estas questões a respeito de inteligência, habilidades, conhecimento, ......... etc.!!!! Ou seja, cada pessoa age conforme o que pensa, oque fala e assim por diante...temos de entender o limite de cada um, pois não existe pessoa menos burra, o que existe é um limite. Se não, para que existiriam os arquetipos a serem acessados??? ??

Buscar uma melhoria interpessoal continua. Então; continuem discutindo o assusto....Desejo ver as cenas do proximo capitulo,rsrsrsr

Abraços.

Angela Lima.



Comente este texto:

Para comentar o texto, preencha o formulário abaixo:

    Seu nome :
    Seu email :
    Comentário:





Copyright 2007 by Everton Spolaor
www.sombrasdarealidade.com.br


Início || redespot@yahoo.com.br